sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Região Concentrada do Sudeste



As favelas estão concentradas sobretudo em cidades das regiões Norte, Sul e Nordeste. No Sudeste e no Centro-Oeste, os índices são menores. Estudo do IBGE avaliou ainda o transporte e o meio ambiente.

Problemas na Região do Sudeste



Dados, consequências, problemas, aquecimento global.

Industria de Base



O Estado de São Paulo é o terceiro no número de postos para os cursos  de qualificação, oferecendo 1.021 vagas. O Rio de Janeiro é o primeiro, promovendo 4.602 oportunidades e o Rio Grande do Sul o segundo, registrando 1.192 colocações na especialização que possibilita o ingresso no mercado petrolífero. No total são 11.671 vagas divididas em 14 Estados da federação, todos contam com obras da Petrobrás. O curso de nível básico tem duração de 3 meses, já o superior vai durar um ano.

Agricultura na região



A Região Sudeste é a mais rica do país, formada pelos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Apesar de a indústria ser a principal fonte de receita para os Estados da região sudeste, a agricultura também é importante.

A agricultura no sudeste tem elevado padrão técnico e produtividade. Entre os produtos de maior destaque estão: o café, a laranja, a cana-de-açúcar e uma grande variedade de frutas.

Os solos da região sudeste do Brasil são férteis e as plantações de café são importantes no interior de Minas Gerais.

O Sudeste também é responsável pela maior parte da produção de cana-de-açúcar do Brasil, que é destaque na Baixada Fluminense, na Zona da Mata mineira e no estado de São Paulo.

Já a produção de laranjas, é realizada principalmente no estado de São Paulo, que responde por 80% da produção nacional.

Além desses produtos, a agricultura do Sudeste também é forte na produção do algodão, do milho, do arroz, da mamona e do amendoim.