terça-feira, 3 de abril de 2012

Taxa de natalidade e mortalidade no Brasil

Taxa de natalidade Até recentemente, as taxas de natalidade no Brasil foram elevadas, em patamar similar a de outros países subdesenvolvidos. Contudo, houve sensível diminuição nos últimos anos, que pode ser explicada pelo aumento da população urbana — já que a natalidade é bem menor nas cidades, em consequência da progressiva integração da mulher no mercado de trabalho — e da difusão do controle de natalidade. Além disso, o custo social da manutenção e educação dos filhos é bastante elevado, sobretudo no entorno urbano.

Taxa de mortalidade

O Brasil apresenta uma elevada taxa de mortalidade, também comum em países subdesenvolvidos, enquadrando-se entre as nações mais vitimadas por moléstias infecciosas e parasitárias, praticamente inexistentes no mundo desenvolvido.
Desde 1940, a taxa de mortalidade brasileira também vem caindo, como reflexo de uma progressiva popularização de medidas de higiene, principalmente após a Segunda Guerra Mundial; da ampliação das condições de atendimento médico e abertura de postos de saúde em áreas mais distantes; das campanhas de vacinação; e do aumento quantitativo da assistência médica e do atendimento hospitalar.

 Taxa de mortalidade infantil

O Brasil apresenta uma taxa de mortalidade infantil de 22,58 mortes em cada 1.000 nascimentos(estimativa para 2007) elevada mesmo para os padrões latino-americanos. No entanto, há variações nessa taxa segundo as regiões e as camadas populacionais. O Norte e o Nordeste — regiões mais pobres — têm os maiores índices de mortalidade infantil, que diminuem na região Sul. Com relação às condições de vida, pode-se dizer que a mortalidade infantil é menor entre a população de maiores redimentos, sendo provocada sobretudo por fatores endógenos. Já a população brasileira de menor renda apresenta as características típicas da mortalidade infantil tardia.

4 comentários:

  1. http://pt.wikipedia.org/w/index.php?search=Taxa+de+natalidade+e+mortalidade+no+Brasil&title=Especial%3APesquisar

    ResponderExcluir
  2. É muito bom nos informarmos sobre as nossas taxas de Mortalidade e Natalidade do nosso país!!!Tomara que tenham gostado!!!Até a proxima postagem!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, consegui tirar algumas dúvidas que eu tinha...

    ResponderExcluir
  4. Nao me ajudor em nada porque eu queria a taxa e nao mostra.....odiei esse site de bosta me arrenpende de ter clicado nessa pagina de idiotas

    ResponderExcluir